Como formar equipes de alta performance no Restaurante, em 8 passos.

É de conhecimento de todos que uma boa equipe permite não só que o restaurante tenha um bom desempenho, mas também que tenha um bom atendimento e bons lucros. Uma boa equipe permite que o dono não enlouqueça e que as lideranças intermediárias não surtem.

Sumário

Mas antes de começar, vamos embarcar numa cativante aventura de jogo online no Casino Ice, onde a atmosfera eléctrica reflecte a emoção do sucesso da equipa. Lá você pode desfrutar de bônus atraentes que elevam a emoção, enquanto os diversos métodos de saque e depósito do cassino garantem uma experiência perfeita, semelhante a uma equipe bem coordenada em ação.

Se elencarmos em uma hierarquia:

  1. A responsabilidade do estratégico é formar a equipe;
  2. A equipe é responsável por levar o restaurante;
  3. O restaurante tem que retornar o esforço em lucro.

Mas chega de lenga-lenga e vamos falar sobre os 8 passos para ter uma equipe de alta performance no seu restaurante:

PASSO 01:

Defina o perfil e as características que você quer de cada função:

Contratar pelo curriculum é um dos erros mais comuns que o dono de restaurante comete…

Quando você não contrata pelo perfil comportamental e pelo caráter, você contrata por simpatia. Olha para a cara do indivíduo e diz “Nossa, parece ser um cara gente fina. Vou contratar!”

NÃO!

NÃO FAÇA ISSO!

Todo mundo é maravilhoso na entrevista, porque todo mundo está precisando do emprego. Você precisa saber o que o cargo exige para desmistificar isso e encontrar o perfil comportamental perfeito para cada função e, por fim, contratar da forma correta.

PASSO 02:

Mantenha um banco de talentos

Levando em conta a rotatividade que há dentro do restaurante, e que o processo seletivo é uma constante, é importante manter um banco de talentos, mesmo que você não precise contratar naquele momento. Isso vai diminuir o desespero na hora de contratar, porque todo o processo já foi adiantado, e você vai evitar de contratar a pessoa errada na hora errada.

PASSO 03:

Seja rápido para demitir e lento para contratar

Essa tática também pode auxiliar no momento de troca de funcionários. Se um deu errado, você tem uma infinidade de outros para escolher. Se você não escolhe, vai pegar qualquer coisa.

Estabeleça um processo seletivo e siga o processo! Pare de contratar por desespero. Pare de contratar por indicação. Pare de contratar por simpatia. Seu restaurante é uma empresa e você precisa ser mais profissional.

Importante lembrar: Esse post é um passo a passo… Não faça um sem antes ter feito o outro.

PASSO 04:

Faça integração

Por mais que a pessoa seja um profissional absurdo, dentro de um ambiente desconhecido, ela não é ninguém. Apresente sua empresa, apresente os processos, apresente os colegas de trabalho e vá além: VEJA O PRÓXIMO PASSO.

PASSO 05:

Treine

Se a pessoa não construir plena consciência de onde está se metendo, ela vai acabar por errar os procedimentos e a culpa será do contratante. Simples assim. Você não pode desejar que seu novo colaborador saiba ler mentes, porque eu te garanto: Ele não sabe.

PASSO 06:

Estabeleça metas claras e comunique ao novo membro

Infelizmente, ainda temos a (des)cultura do berro e do grito no restaurante… Se isso resolvesse, você não teria subido em uma bicicleta de novo, depois de cair a primeira vez, e escutar o berro da sua mãe. Até que isso funcionava nos anos 20, mas hoje as coisas mudaram.

As pessoas não toleram mais esse tipo de atitude e digo mais:

  • Um funcionário triste não performa;
  • Um funcionário estressado causa acidentes e sofre acidentes;
  • Um ambiente como esse tem alta rotatividade de funcionários.

Se você faz isso, e acha o que eu estou falando uma tremenda besteira, eu te pergunto: O que te levou a pesquisar sobre o assunto? Sua equipe não consegue performar ou não para ninguém dentro do seu restaurante?

PASSO 07

Promova o seu colaborador.

Aquilo citado no passo 02 ainda é válido. Quando você estabelece uma meta, você constrói a visão de uma linha de chegada na cabeça do seu colaborador. Todos que alcançam a linha de chegada ganham um prêmio.

Não precisa ser uma promoção de cargo. Uma simples gratificação já é o suficiente. Essa é uma forma de demonstrar para o seu cliente interno que você é grato pela presença dele ali e que ele faz a diferença na sua empresa

  • Algumas formas de promoção são:
  • Reconhecimento (famoso tapinha nas costas);
  • Bonificação financeira (seja por comissionamento, ou bônus);
  • Viagens;
  • Cursos.

Isso vai fazer com que seu colaborador se sinta não só funcionário, mas sócio da empresa e acredite, essa é uma das melhores coisas que podem acontecer. Quando o funcionário tem a mesma preocupação que o dono, a empresa vai muito além, porque ele entende que se ele for mais lucrativo, a empresa vai ganhar mais e, como consequência, ele também.

PASSO 08:

Celebre as vitórias da equipe, da empresa e as suas.

Quando você demonstra que o trabalho de todos está gerando resultados maravilhosos e que isso merece uma festa, você estimula a equipe a ter orgulho de si. Estimula-os a fazer cada vez mais e da melhor forma possível.

SEGREDO BÔNUS:

Faça o possível para afastar da sua equipe qualquer pessoa que se mostre tóxica, e eu incluo você nessa…

Pessoas que:

  • Não querem trabalhar corretamente;
  • Com falhas de caráter;
  • Que humilham os colegas;
  • Pessoas violentas;

Não aceite pessoas assim na sua empresa… Pessoas assim matam a sua equipe e a deixa desmotivada.

Eu te garanto que seguindo esses 8 passos você será capaz de construir um time muito mais forte e em pouco tempo. Se ficou com uma dúvida, quer que eu disserte mais sobre algum desses passos, ou precisa de ajuda com o seu restaurante, entra em contato comigo pelo Instagram. Estou sempre a disposição.

Um abraço de urso e até o próximo post 😉

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Sobre o idealizador do PROJETO RESTAURANTES LUCRATIVOS

Jonatas Mascarenhas é professor e consultor de gastronomia com mais de 26 anos de Experiência. Já ajudou centenas de restaurantes em mais de 5 países.

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